1- Comércio e Negócios Internacionais
2 - Gestão Estratégica nas Organizações e Empreendedorismo
3- Gestão Integrada (Qualidade, Meio Ambiente e Social)
4- Ensino e Pesquisa em Administração
5- Gestão do Conhecimento e Inovação
6- Gestão da Informação e da Tecnologia
7- Finanças e Governança Corporativa
8- Gestão da Produção
9- Gestão de Pessoas
10- Marketing
1. Comércio e Negócios Internacionais Topo
Internacionalização de empresas, escolha de mercados externos e modos de entrada. Formação e gerenciamento de alianças estratégicas internacionais, fusões e aquisições transfronteiras, operações de empresas multinacionais e subsidiárias. Impactos da globalização econômica nas organizações brasileiras, em particular do capital estrangeiro no país e nas empresas. Governança no nível da empresa e seus impactos na organizações. Estudo da gerência brasileira em sua interface com o estilo de gestão de outros países (cross-cultural management).
2. Gestão Estratégica nas Organizações e Empreendedorismo Topo
Agrega pesquisas que envolvem temas da gestão estratégica nas organizações, entre eles: o planejamento estratégico; a organização industrial; redes de empresas; conteúdo e processo estratégico; formulação, implementação e avaliação de estratégias; estratégia, ambiente e competitividade; relações e impacto da estratégia sobre processos e dimensões da organização, entre os quais se destacam a estrutura, a tecnologia, a cultura e a liderança. Além da disseminação, utilização e o compartilhamento do conhecimento como vantagem competitiva.
Envolve os diversos temas relacionados ao empreendedorismo, ao comportamento empreendedor de pessoas, grupos e organizações. Os tópicos cobertos incluem o papel do capital de risco e de outras fontes de capital nos diferentes ambientes sociais, culturais e econômicos; a estrutura de governança em pequenas e médias empresas e seu impacto no crescimento e desenvolvimento das organizações. Engloba o papel que o empreendedor desempenha nas organizações privadas e públicas, assim como do terceiro setor e na sociedade como um todo; bem como sua relação com o desenvolvimento econômico de setores, organizações e empresas em diferentes culturas.
3. Gestão Integrada (Qualidade, Meio Ambiente e Social) Topo
O Sistema de Gestão Integrada engloba a Gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e da Gestão Social.
Envolve o sistema de gestão da qualidade que é uma ferramenta gerencial muito potente, disponível para atingir os níveis de competitividade desejados e através da obtenção e a demonstração da qualidade na produção de bens e prestação de serviços.
No meio ambiente envolve o ambiente ecológico, incluindo tópicos como gestão ambiental, políticas ambientais, gestão de resíduos e outros aspectos ecológicos.
Na gestão social envolve tópicos como a responsabilidade social das empresas, cidadania corporativa e de negócios, filantropia empresarial, gestão de stakeholders e desempenho social corporativo; o ambiente ético, que inclui tópicos como códigos de ética corporativa, crime corporativo, comportamento ético individual, a influência das organizações na conduta ética, implicações éticas da inovação tecnológica, avaliação de valores pessoais e cultura corporativa.
4. Ensino e Pesquisa em Administração Topo
A pesquisa em administração como ciência na geração do saber para o entendimento dos paradigmas presentes na administração de maneira clara e abrangente. A constituição do conhecimento em administração no Brasil; aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em administração, de modo geral; questões de método e de estratégia de implementação quando se consideram diferentes subáreas de conhecimento em administração. Pluralismo e diversidade de designs curriculares: alternativas acadêmicas e profissionais; as inovações no ensino e na aprendizagem em administração; os caminhos críticos do professor e os novos perfis dos alunos de administração; a gestão do conhecimento em instituições de ensino. Além de envolver pesquisas voltadas às áreas do ensino de graduação; ensino de pós graduação, pesquisa e extensão.
5. Gestão do Conhecimento e Inovação Topo
Estudos que tratam do: compartilhamento das melhores práticas; do desenvolvimento de bases de dados e de conhecimento; da criação de centros de conhecimento; do uso de tecnologias colaborativas (intranets, groupware); da a criação de equipes de conhecimento; das equipes de capital intelectual, identificação e auditoria de bens intangíveis. A prática de gestão do conhecimento está contida generalizadamente nos pequenos gestos e posturas, incorporada à cultura organizacional, incrustada nas práticas e posturas gerenciais.
Conhecimento que envolve o Compartilhamento da informação (uso da TI); Compartilhamento do Conhecimento (base K) e Compartilhamento da sabedoria (capacidade coletiva e auto-adaptativa - lado humano). Transferência e o compartilhamento do conhecimento existente nas organizações. Conhecimento este, que pode ser explícito, na forma de documentos, relatórios, manuais de funcionamento ou de implementação, ou ainda, o conhecimento tácito que está na cabeça das pessoas. Informações e as experiências como é distribuído ou acessado transformando-se em conhecimento para alavancar vantagens competitivas e gerar novos conhecimentos, auxiliadas ou não pelas novas tecnologias.
Inovação: a busca pela inovação vai além de metodologias, técnicas e ferramentas. Posturas, atitudes e ações organizações devem ser envolvidas para que a inovadora seja contínua. Envolve a inovação nos processos, produtos ou serviços e sua contribuição para de desenvolvimento econômico e social do país; desafios impostos pelo avanço do conhecimento e da competitividade acirrada em uma economia de crescente interdependência.
Envolve também os programas de incentivo; fomento à criatividade; a experimentação, o erro e a punição; distribuição dos lucros gerados pela inovação; interação com clientes e fornecedores; trabalho em equipe e em rede; melhoria contínua; comunicação interna e externa; estrutura organizacional; Investimentos em P&D; fundos públicos; incentivos fiscais; cooperação com universidades e institutos; propriedade intelectual e industrial; entre outras.
6. Gestão da Informação e da Tecnologia Topo
Envolve os sistemas de informação gerenciais; sistemas de apoio à decisão; planejamento de sistemas de informação (concepção, desenvolvimento, implantação e avaliação de sistemas de informação); administração estratégica da informação (comércio eletrônico; sistemas integrados; ERP, organizações virtuais, internet, intranet...) E outras contribuições na fronteira entre a tecnologia da informação e os impactos de sua adoção no âmbito das organizações, privilegiando trabalhos que procurem formalizar a aplicação ou campo de estudo suas implicações e seus impactos nas pessoas e organizações.
Tecnologia: contribuições para o conhecimento dos problemas relacionados com a gestão de tecnologia e desenho de soluções nas organizações, aspectos que envolvem a dinâmica da inovação tecnológica, a prospecção tecnológica, a estão de projetos tecnológicos, os impactos e riscos tecnológicos, entre outros.
Gestão da tecnologia na perspectiva do setor produtivo e gestão pública da política e instituições de tecnologia, sem excluir a crescente preocupação com a interação público-privado.
A Gestão Tecnológica tem, ainda, o propósito de promover o aumento da competitividade das empresas produtoras de bens e serviços no País, a partir da melhoria da atuação dos instintos de pesquisa como agentes do processo de gestão tecnológica, para o que estão sendo conduzidas ações de três naturezas distintas, a saber: a organização de informações; capacitação; e consultoria.
7. Finanças e Governança Corporativa Topo
Mercado financeiro e gerência de carteiras de investimento; gerência de riscos, derivativos e opções reais; gerência de instituições financeiras; finanças internacionais; finanças públicas e finanças de empresas, incluindo diversas sub-áreas como: avaliação financeira de projetos e de empresas; avaliação de riscos empresariais; financiamento de empresas e sua estrutura e custo de capitais; gestão de capital de giro; governança cooperativa e teoria dos agentes.
Outros tópicos especiais são admitidos como seguros, previdência, finanças comportamentais, métodos numéricos e econométricos em finanças, finanças pessoais e aspectos regulatórios e legais.
8. Gestão da Produção Topo
Contempla os temas relacionados às organizações produtivas, como a administração da produção nos sistemas industriais, bem como os aspectos que envolvem a "produção" de serviços, sejam eles prestados por empresas típicas de serviços ou mesmo por empresas industriais que vêem no serviço associado aos produtos que fabricam um elemento competitivo.
Desta forma estão inclusos os sistemas de produção, os processos de fabricação, planejamento e controle da produção, automação, a gestão de manutenção, a gestão agro-Industrial, a organização do trabalho e os métodos e sistemas Administrativos.
Contempla também os aspectos logísticos internos e externos das empresas e o que elas têm feito para a adoção do conceito de Supply Chain Management, além de: administração de projetos, estratégias de produção, entre outras.
9. Gestão de Pessoas Topo
Estudos que tratam da gestão de talentos e das relações de trabalho no ambiente organizacional e de negócios, no mercado de trabalho e na dimensão interna das organizações. Envolve assuntos relacionados ao enfoque sistêmico da gestão de talentos e seus subsistemas; abordagem holística de gestão de talentos na sociedade do conhecimento,
Além do gerenciamento da gestão de talentos nas organizações tendo como referência à importância das pessoas e sua integração, envolvendo ainda assuntos voltados ao capital humano e intelectual, como as habilidades e competências, liderança, poder (power-empowerment) e conflito, motivação, desenvolvimento de equipes, aprendizagem individual e organizacional, c riatividade e inovação entre outros, utilizados no desenvolvimento de pessoas e organizações no mundo moderno.
10. Marketing Topo
Trata das relações das organizações com seu mercado de atuação, quer visem lucro ou não. Envolve trabalhos relacionados a temas, tais como: comportamento do consumidor; análise de consumo; segmentação de mercado; pesquisa de mercado; desenvolvimento de novos produtos; composto de produtos e serviços; distribuição e logística propaganda; publicidade; promoção de vendas; relações públicas “Merchandising”; a organização de “Marketing”; e-marketing; endomarketing; marketing de varejo; marketing de serviços; marketing cultural; marketing de relacionamento; marketing social; marketing esportivo; segmentação de mercado; satisfação do cliente; marketing metrics; marketing estratégico industrial e técnicas avançadas de análise de dados.