Congresso Internacional de Administração 2004

Anais do Congresso Internacional de Administração 2004

Tema: Gestão de Habilidades e Competências

23 a 25 de setembro de 2004

Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Inicial
Evento
Histórico
Justificativa
Objetivo geral
Objetivos específicos
Instituições proponentes /
Promotoras
Programação
Local e Data
Público alvo
Comitê Gestor
Áreas temáticas
Gestão de Talentos
Gestão do Conhecimento
Gestão Tecnológica
Artigos científicos
Por área temática
Cronograma das apresentações
Comissão Científica Avaliadora
Fórum de Responsabilidade Social
Temas apresentados
Créditos

Histórico

Um cenário empresarial com novas técnicas gerenciais foi o grande motivador para a realização do 1º Encontro de Qualidade e Produtividade em 15 de junho de 1988.

O objetivo era atender às necessidades de atualização dos acadêmicos do Curso de Administração sobre temas relacionados à área, além de integrar alunos e empresas em um novo contexto que se apresentava.

A receptividade do público consolidou uma fórmula de sucesso e no ano seguinte acontecia o 1º Ciclo de Palestras de Administração e o 2º Encontro de Qualidade e Produtividade, em uma parceria entre Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG - através do Departamento de Administração - Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Ponta Grossa - ACIPG e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Coordenadoria Regional da Fiep.

Na 1ª edição, a palestra de abertura foi proferida pelo empresário Antônio Ermínio de Moraes, um dos mais bem-sucedidos administradores do país. E grandes personalidades continuaram a marcar presença nos 13 anos seguintes: Jaime Lerner, Esperidião Amin, Rubens Bueno, José Paschoal Rosseti, Dorothéa Werneck, Hélio Cadore, Rafael Greca, Lair Ribeiro, Dulce Magalhães, Waldez Luiz Ludwig, entre outros.

Acontecendo no mês de setembro desde 1999, o evento passou a integrar o calendário oficial do município, fazendo parte das comemorações de aniversário da cidade. Com público médio de 1.600 pessoas, o encontro conta com a participação de estudantes e empresários de toda região dos Campos Gerais. Região que congrega aproximadamente um milhão de habitantes em um raio de 100 km.

Em 2003, os organizadores do evento optaram por adequá-lo às novas tendências tanto profissionais quanto acadêmicas. A partir de então, decidiu-se pela interinstitucionalidade do evento. O Ciclo de Palestras de Administração passou a se chamar Fórum de Administração e, junto com a mudança do nome, mudaram também os organizadores do evento. Além de UEPG, ACIPG e Fiep, somaram-se as demais instituições de ensino superior da cidade - Cefet, Cescage, Faculdades União, Secal / Uniandrade - e o Conselho Regional de Administração.

Realizado em um Centro de Convenções para duas mil pessoas, o ADM 2003 - Fórum de Administração superou todas as expectativas. O público compareceu em massa para ouvir, o jornalista Arnaldo Jabor; o diretor da Escola Superior de Comunicação de São Paulo, Luiz Fernando Garcia; o presidente do Conselho Federal de Administração, Rui Otávio Andrade; o economista Francisco Javier Alvarez e o consultor Álvaro Loro.

Outra novidade do evento em 2003 foi é a realização de workshops. Os cursos, de temas variados, aconteceram no período da tarde e abriram o evento para toda a comunidade, independente de serem profissionais ou estudantes de Administração.

Maior evento da região Sul na área de Administração, ele se realiza em um momento crucial da economia. Temos hoje dois desafios. Um é voltar a crescer de maneira sustentada. O outro é crescer com distribuição de renda, buscando minimizar as desigualdades sociais. É a isto que alunos, professores, pesquisadores e empresários são chamados. É isto que se propõe discutir no 1º Congresso Internacional de Administração a ser realizado em 2004.

www.admpg.com.br
© 2004 - Todos os direitos reservados

ISBN 85-86941-44-1

Este site é melhor visualizado com resolução 800x600 e Internet Explorer 5.0 ou superior.