1. Ensino e Pesquisa em Administração e Áreas Correlatas 2. Direito Empresarial 3. Gestão Ambiental 4. Gestão da Informação e do Conhecimento 5. Gestão Estratégica Organizacional 6. Gestão Financeira e Governança Corporativa 7. Gestão Mercadológica 8. Gestão de Negócios Internacionais 9. Gestão de Pessoas 10. Gestão de Processos, Sustentabilidade e Responsabilidade Social 11. Gestão da Produção e Logística 12. Gestão Pública 13. Pesquisa Operacional 14. Ética e Transparência nas Organizações 15. Empreendedorismo e Educação Empreendedora
1. Ensino e Pesquisa em Administração e Áreas
Correlatas
A pesquisa em administração como ciência na geração
do saber para o entendimento dos paradigmas presentes na administração de
maneira clara e abrangente. A constituição do conhecimento em administração no
Brasil; aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em administração,
de modo geral; questões de método e de estratégia de
implementação quando se consideram diferentes subáreas de conhecimento em
administração. Pluralismo e diversidade de designs curriculares: alternativas
acadêmicas e profissionais; as inovações no ensino e na aprendizagem em
administração; os caminhos críticos do professor e os novos perfis dos alunos
de administração; a gestão do conhecimento em instituições de ensino.
Além de envolver pesquisas voltadas às áreas do ensino de graduação; ensino de
pós-graduação, pesquisa e extensão.
2. Direito Empresarial
Fundamentos econômicos da empresa; empresa e
empresário (teoria da empresa, conceituação e distinção); obrigações gerais do
empresário (registro, escrituração e demonstrações financeiras); elementos da
empresa (nome e estabelecimento); sociedades empresariais (parte geral,
sociedades limitadas, sociedades por ações e sociedades
cooperativas); títulos de crédito; direito concursal (falência, concordata,
recuperação judicial de empresas, regimes jurídicos concursais específicos).
3. Gestão Ambiental
Estudos que se refiram a Gestão de Recursos
Naturais, Gestão Energética, Gestão de Resíduos Industriais, Sustentabilidade, Sistemas
de Gestão Ambiental. Conservação racional do meio ambiente; preservação
ambiental no contexto da gestão empresarial; conscientização ambiental; atuação
responsável e racional dos recursos naturais renováveis;Teoria da gestão
ambiental; estudos de Impactos Ambientais(EIA) e Relatório de Impacto do Meio
Ambiente(RIMA), contextualizando a nova série de normas internacionais, focando
o surgimento das normas ambientais e sua interferência no mundo dos negócios;
legislação ambiental; licenciamento ambiental; auditoria ambiental;política
ambiental na empresa.
4. Gestão da Informação e do Conhecimento
Estudos que tratam do: compartilhamento das
melhores práticas; do desenvolvimento de bases de dados e de conhecimento; da
criação de centros de conhecimento; do uso de tecnologias colaborativas
(intranets, groupware); da criação de equipes de conhecimento; das equipes de
capital intelectual, identificação e auditoria de bens intangíveis. A
prática de gestão do conhecimento está contida generalizadamente nos pequenos
gestos e posturas, incorporada à cultura organizacional, incrustada nas
práticas e posturas gerenciais. Conhecimento que envolve o Compartilhamento da
informação (uso da TI); Compartilhamento do Conhecimento (base K) e
Compartilhamento da sabedoria (capacidade coletiva e auto-adaptativa - lado
humano). Transferência e o compartilhamento do conhecimento existente nas
organizações. Conhecimento este, que pode ser explícito, na forma de
documentos, relatórios, manuais de funcionamento ou de implementação, ou ainda,
o conhecimento tácito que está na cabeça das pessoas. Informações e as
experiências como é distribuído ou acessado transformando-se em conhecimento
para alavancar vantagens competitivas e gerar novos conhecimentos, auxiliadas
ou não pelas novas tecnologias.
Inovação: a busca pela inovação vai além de
metodologias, técnicas e ferramentas. Posturas, atitudes e ações organizações
devem ser envolvidas para que a inovadora seja contínua. Envolve a inovação nos
processos, produtos ou serviços e sua contribuição para de desenvolvimento
econômico e social do país; desafios impostos pelo avanço do conhecimento e da
competitividade acirrada em uma economia de crescente interdependência.
Envolve também os programas de incentivo; fomento à
criatividade; a experimentação, o erro e a punição; distribuição dos lucros
gerados pela inovação; interação com clientes e fornecedores; trabalho em
equipe e em rede; melhoria contínua; comunicação interna e externa; estrutura
organizacional; Investimentos em P&D; fundos públicos; incentivos fiscais;
cooperação com universidades e institutos; propriedade intelectual e
industrial; entre outras.
5. Gestão Estratégica Organizacional
Agrega pesquisas que envolvem temas da gestão
estratégica nas organizações, entre eles: o planejamento estratégico; a
organização industrial; redes de empresas; conteúdo e processo estratégico;
formulação, implementação e avaliação de estratégias; ambiente e
competitividade; relações e impacto da estratégia sobre processos e dimensões
da organização, entre os quais se destacam a estrutura, a tecnologia, a cultura
e a liderança. Além da disseminação, utilização e o compartilhamento do
conhecimento como vantagem competitiva.
Envolve os diversos temas relacionados ao
empreendedorismo, ao comportamento empreendedor de pessoas, grupos e
organizações. Os tópicos cobertos incluem o papel do capital de risco e de
outras fontes de capital nos diferentes ambientes sociais, culturais e
econômicos; a estrutura de governança em pequenas e médias empresas e seu
impacto no crescimento e desenvolvimento das organizações. Engloba o papel que
o empreendedor desempenha nas organizações privadas e públicas, assim como do
terceiro setor e na sociedade como um todo; bem como sua relação com o
desenvolvimento econômico de setores, organizações e empresas em diferentes
culturas.
6. Gestão Financeira e Governança Corporativa
Mercado financeiro e gerência de carteiras de
investimento; gerência de riscos, derivativos e opções reais; gerência de
instituições financeiras; finanças internacionais; finanças públicas e finanças
de empresas, incluindo diversas sub-áreas como: avaliação financeira de
projetos e de empresas; avaliação de riscos empresariais; financiamento de
empresas e sua estrutura e custo de capitais; gestão de capital de giro;
governança cooperativa e teoria dos agentes.
Outros tópicos especiais são admitidos como
seguros, previdência, finanças comportamentais, métodos numéricos e
econométricos em finanças, finanças pessoais e aspectos regulatórios e legais.
7. Gestão Mercadológica
Trata das relações das organizações com seu mercado
de atuação, quer visem lucro ou não. Envolve trabalhos relacionados a
temas, tais como: comportamento do consumidor; análise de consumo; segmentação
de mercado; pesquisa de mercado; desenvolvimento de novos produtos; composto de
produtos e serviços; distribuição e logística propaganda; publicidade; promoção
de vendas; relações públicas "Merchandising"; a organização de
“Marketing”; e - marketing; endomarketing; marketing de varejo; marketing de
serviços; marketing cultural; marketing de relacionamento; marketing social;
marketing esportivo; segmentação de mercado; satisfação do cliente;
marketingmetrics; marketing estratégico industrial e técnicas avançadas de
análise de dados.
8. Gestão de Negócios Internacionais
Internacionalização de empresas, escolha de mercados
externos e modos de entrada. Formação e gerenciamento de alianças estratégicas
internacionais, fusões e aquisições transfronteiras, operações de empresas
multinacionais e subsidiárias. Impactos da globalização econômica nas
organizações brasileiras, em particular do capital estrangeiro no país e nas
empresas. Governança no nível da empresa e seus impactos nas organizações.
Estudo da gerência brasileira em sua interface com o estilo de gestão de outros
países (cross-culturalmanagement).
9. Gestão de Pessoas
Estudos que tratam da gestão de talentos e das
relações de trabalho no ambiente organizacional e de negócios, no mercado de
trabalho e na dimensão interna das organizações. Envolve assuntos relacionados
ao enfoque sistêmico da gestão de talentos e seus subsistemas; abordagem
holística de gestão de talentos na sociedade do conhecimento, além do
gerenciamento da gestão de talentos nas organizações tendo como referência à
importância das pessoas e sua integração, envolvendo ainda assuntos voltados ao
capital humano e intelectual, como as habilidades e competências, liderança,
poder (power-empowerment) e conflito, motivação, desenvolvimento de
equipes, aprendizagem individual e organizacional, criatividade e
inovação entre outros, utilizados no desenvolvimento de pessoas e organizações
no mundo moderno.
10. Gestão de Processos, Sustentabilidade e
Responsabilidade Social
O compromisso e a liderança empresarial como
pilares de um paradigma de desenvolvimento local sustentável. A teoria social e
o futuro das corporações. Confiança, comprometimento e capital social.
Responsabilidade Social Corporativa. Evolução científica e a visão da Natureza.
As novas forças do mercado: econômicas, políticas, sociais, competitivas,
legais, tecnológicas e culturais. A sustentabilidade nas organizações.
Compreensão dos processos produtivos atuais. Fazer sujeira ficou caro. Novos
caminhos da Ecologia. Métodos, processos e oportunidades: em sustentabilidade,
reciclagem, ecologia e Biomimicry. Como a Biomimicry está revolucionando o
mercado em: produtos, processos, energia e custos. Histórico de
Sustentabilidade: Crescimento, Rentabilidade e Responsabilidade Social.
Posicionamento Estratégico, Estratégias Corporativas. Os Objetivos Estratégicos
dos Negócios. Eco-eficiência. Indicadores de Sustentabilidade. Projetos
Sociais. Desenvolvimento Humano Sustentável. Energias alternativas e
ecoeficiência com vistas ao DS. Água e desenvolvimento sustentável. Ética,
transparência e responsabilidade social nas organizações. Valores. Moral x Legal.
O novo cenário dos negócios. Os temas das normas SA 8000,NBR 16000 e ISO 26000.
Códigos de Ética. Indicadores do Instituto Ethos. Ferramentas para a promoção
da responsabilidade social. Práticas de gestão sustentável. A importância da
sustentabilidade para o Brasil.
11. Gestão da Produção e Logística
Contempla os temas relacionados às organizações
produtivas, como a administração da produção nos sistemas industriais, bem
como os aspectos que envolvem a "produção" de serviços, sejam eles
prestados por empresas típicas de serviços ou mesmo por empresas industriais
que vêem no serviço associado aos produtos que fabricam um elemento
competitivo.
Desta forma estão inclusos os sistemas de produção,
os processos de fabricação, planejamento e controle da produção, automação, a
gestão de manutenção, a gestão agro-Industrial, a organização do trabalho e os
métodos e sistemas Administrativos. Contempla também os aspectos logísticos
internos e externos das empresas e o que elas têm feito para a adoção do
conceito deSupply Chain Management, além de: administração de projetos,
estratégias de produção, entre outras.
12. Gestão Pública
Administração Pública e Gestão Social. Avaliação da
produção científica na área de Administração Pública, Configurações, atores e
processos nas relações entre Estado, administração pública, mercado e
sociedade. Formulação e gestão de políticas públicas e sociais, gestão de
serviços públicos, privatização e regulação. Novos arranjos institucionais,
políticos e organizacionais na gestão pública,Organizações públicas e as
funções gerenciais, Paradigmas e modelos de gestão pública, Transparência,
controle, accountability, responsabilidade fiscal.
13. Pesquisa Operacional
Conceitos de Decisão e o enfoque gerencial da
Pesquisa Operacional. Modelagem de Problemas Gerenciais. Problemas de Alocação
de Recursos - Programação Linear. Dualidade em Programação Linear. Problemas de
Congestionamento - Teoria das Filas. Programação Matemática, Decisão
Multicriterial, Processos Estocásticos, Simulação, Teoria da Decisão e Teoria
dos Jogos, Análise de Demandas por produtos.
14. Ética e Transparência nas Organizações
Temas que abordem os valores organizacionais,
respeito à comunidade, aos consumidores, ao meio ambiente, ao trabalhador,
discriminação racial e trabalho infantil.
Reflexões sobre os conceitos fundamentais da ética,
da sustentabilidade aplicados aos negócios e a incorporação e vivência destes
temas no cotidiano dos profissionais e das organizações.
15.
Empreendedorismo e
Educação Empreendedora
Nessa linha objetiva-se a produção de estudos
com o intuito de investigar os fatores determinantes da intenção empreendedora,
bem como as características do comportamento empreendedor, os fatores de
sucesso e fracasso de atividades empreendedoras. Também contempla o estudo do
impacto do comportamento empreendedor na estrutura e funcionamento das empresas
com vistas a identificar fatores determinantes da inovação, sobrevivência e
mortalidade das empresas, e estratégias para aumentar sua competitividade.
Processo de geração de ideias de negócios e de identificação de oportunidades
de negócios para a criação de novas empresas, bem como estudos de viabilidade
econômica em micro e pequenas empresas. Também se inserem aqui Planos de
Negócios para atividades inicias, de estruturação e ou ampliação de negócios.
Essa linha de pesquisa visa ainda estudar metodologias e mecanismos de inserção
do ensino de empreendedorismo como ferramenta de estímulo a criação de novas
empresas e ao auto emprego e também como forma de inovação tecnológica e
educacional. Pode-se ainda contemplar o intraempreendedorismo e o
empreendedorismo no Serviço Público.
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